quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Fauna Brasileira

A ministra do Meio Ambiente apresentou no Dia Internacional da Diversidade Biológica em 2003 a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estavam o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas. Havia o objetivo de mostrar que com a extinção, precisavamos nos preocupar com a preservação ambiental, declarando:
“Fui criada numa região em que havia um código mítico de proteção ambiental: se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe D`agua iria me levar para fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater” 
O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies. A relação de 1989 apresentava 219 especies.
Animais como veado-campeiro, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-açú, gato-do-mato, doninha-amazônica, gavião-real e surucucu haviam deixado a lista, apresentando recuperação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário